segunda-feira, 9 de abril de 2012

SOBRE VARIZES E SUAS DORES E CUIDADOS


Quais são os sintomas das Varizes?

A grande maioria das pessoas, especialmente as mulheres, se queixam do fator estético, porém as varizes vão muito além de um simples problema estético.

As varizes prejudicam a circulação sanguínea afetando diretamente na qualidade de vida, comprometendo sua disposição.

Os sintomas mais comuns nos casos de varizes dos membros inferiores são:

• Dores nas pernas;
• Cãibras;
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchaço, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Coceira;
• Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
• Sensação de peso nas pernas;
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados.
Caso tenha algum destes sintomas pode ser um sinal de varizes. Procure um médico angiologista, pois com o passar do tempo o quadro pode evoluir

O que são as varizes?
As varizes dos membros inferiores (pernas) são veias doentes que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas dificultando a circulação sanguínea, "atrapalhando" a volta do sangue ao coração.

Dependendo da fase em que se encontram podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. Somente um médico especialista em varizes poderá lhe avaliar e compreender se sua circulação sanguínea está prejudicada e se necessita de um tratamento.



                                                                                     VARIZES
                                                                           
As varizes são veias sob a pele que se tornam dilatadas e inchadas. Esse quadro muitas vezes compromete o aspecto estético da área afetada e é doloroso, ocorrendo com mais freqüência nas pernas em conseqüência da distensão muscular das válvulas das veias dos membros inferiores.
É através dessas veias que o sangue é devolvido dos tecidos das pernas para o coração. Normalmente, o sangue é coletado dos tecidos dos membros inferiores numa rede de vasos sanguíneos localizados na superfície dos músculos; esses vasos estão conectados com as veias profundas (entranhadas nos músculos) através das veias perfurantes.
Quando um músculo relaxa, as veias profundas e as perfurantes se expandem e sugam o sangue das superficiais.
Todas as veias profundas e perfurantes têm válvulas unidirecionais que impedem que o sangue reflua para as veias superficiais. Assim, quando o músculo se contrai, o sangue é bombeado através das veias profundas até o coração.
Se por algum motivo, possivelmente devido a defeitos congênitos (presentes desde o nascimento), as válvulas das veias perfurantes não se fecharem, parte do sangue poderá ser bombeado na direção errada, de volta para as veias superficiais. Elas por sua vez se dilatam e distendem em resposta a uma pressão aumentada.
Assim, as varizes muitas vezes são visíveis por estarem localizadas logo abaixo da pele. Embora na maioria das pessoas elas sejam antiestéticas, não causam sintomas graves.
Mesmo casos graves de varizes não evoluem para problemas circulatórios, que ocorrem com maior freqüência após uma coagulação nas veias profundas. Aparentemente, existe um componente hereditário em algumas pessoas com varizes graves.
Quais são os Sintomas ?
O sintoma inicial mais comum de varizes é o aparecimento de uma veia proeminente, azulada e inchada nos membros inferiores, quando a pessoa se levanta.
Os locais mais comuns são a barriga da perna ou a parte interna da perna, em algum ponto entre o tornozelo e a virilha. As varizes também podem ocorrer ao redor do ânus ,na vagina de uma mulher grávida ou na junção do esôfago e do estômago, em estágios avançados da Cirrose hepática.
Uma veia inchada na perna pode crescer e ficar cada vez mais proeminente. A veia tornase sensível ao toque e a pele acima dela ou no tornozelo começa eventualmente a coçar. A perna inteira poderá doer, especialmente quando a pessoa fica de pé durante longos períodos ao mesmo tempo, os pés incham.
Durante a gravidez, as varizes pioram devido a uma pressão aumentada no abdome.
Os sintomas não pioram quando a pessoa tem somente a forma superficial das varizes, na qual as veias conectantes ou profundas não foram afetadas. Mas, em alguns casos, o fluxo nas veias superficiais, conectantes e profundas é bastante alterado, às vezes como resultado da formação prévia de coágulos nas veias profundas (trombose venosa profunda).
As pessoas que têm esse quadro percebem que a circulação prejudicada causa um inchaço persistente na perna e uma pele descolorida e marrom, especialmente na área próxima aos tornozelos. Uma lesão pode provocar úlceras na pele no lado interno da perna e tornozelo; outro sintoma possível é a erupção cutânea próximo às veias.
Quais são os Riscos ?
As varizes geralmente são mais irritantes do que propriamente incapacitantes, embora ocasionalmente tragam conseqüências graves. Por exemplo, uma combinação da força da gravidade e insuficiência valvular nas veias perfurantes pode fornecer tão pouco sangue aos tecidos que a pele subnutrida se rompe, levando ao desenvolvimento de uma úlcera.
As Úlceras varicosas não poderão ser curadas enquanto as veias associadas a elas continuarem sob pressão. Outro risco consiste no sangramento da veia inchada após a pele que a reveste ter sido submetida a uma batida ou corte; isso requer pressão sob a região e assistência médica imediata. Mas o maior risco das varizes é a inflamação da parede da veia: o sangue tende a coagular e pode provocar uma Tromboflebite.
O que Deve ser Feito ?
Se uma pessoa achar que é suscetível a varizes, pois elas ocorrem em sua família, deve se prevenir adotando as medidas de auto-ajuda recomendadas abaixo, especialmente durante a gravidez. Se já tiver varizes, as medidas de auto-ajuda atenuarão os sintomas e retardarão o progresso do quadro, mas não irão curá-las.
Se o desconforto aumentar, a pessoa deve consultar o médico. Ele provavelmente estará apto a confirmar o diagnóstico sem necessidade de testes especiais. Um procedimento simples, envolvendo o uso de torniquetes elásticos nas pernas, geralmente mostrará quais das veias perfurantes têm válvulas defeituosas.
Pequenas veias aracnóides são veias minúsculas visíveis sob a pele das coxas e das pernas. A pessoa poderá não gostar de sua aparência e optar por uma cirurgia estética, com raios laser; outra opção é injetar uma solução para torná-las menos visíveis. Mas esse procedimento não é necessário em termos clínicos; pode ter efeitos colaterais e não produzir resultados permanentes.
Qual é o Tratamento ?
Auto-ajuda: se as varizes estiverem incomodando, é importante que a pessoa evite apoiar-se sobre os pés. Sempre que possível, deve ficar sentada e com as pernas elevadas. Se os sintomas incomodarem muito, é indicado ficar deitada ou sentada o máximo possível, com as pernas erguidas acima do nível do peito.
Essa posição assegura uma boa drenagem dos tornozelos e dos membros inferiores. Quando for o caso, o médico recomenda o uso de meias elásticas, que podem ser feitas sob medida e devem ser colocadas diariamente, antes de levantar da cama.
Algumas pessoas preferem bandagens elásticas, mas antes de usarem por contra própria convém consultar o médico e aprender a colocá-las corretamente. As bandagens ou as meias podem ser desconfortáveis, especialmente em climas quentes.
Se a pele for lesada e o sangue começar a fluir de uma variz, a pessoa deve deitar-se imediatamente — não importa onde esteja —, elevar a perna afetada e mantê-la erguida. O sangramento diminuirá imediatamente e ela poderá controlá-lo com uma pressão moderada com um lenço limpo.
Em seguida, recomenda-se buscar ajuda médica para limpar e enfaixar o ferimento. Não se deve tentar tratar úlceras varicosas ou uma erupção cutânea na perna por conta própria. E nunca se deve friccionar uma coceira causada por varizes, pois isso poderá causar ulceração.
É necessário consultar o médico para um tratamento. Convém saber que as varizes associadas à gravidez desaparecem algumas semanas após o parto.
Ajuda Profissional: o médico poderá recomendar meias elásticas ou curativos para aliviar a irritação da pele. Se as varizes forem profundas e superficiais, uma cirurgia não é recomendada.
Em vez disso, o médico irá recomendar o uso de bandagens elásticas na perna e dirá à pessoa para evitar ficar de pé por muito tempo. Mas o tratamento mais satisfatório para varizes que produzem sintomas e que não são acompanhadas de complicações é a cirurgia. Na forma mais comum de cirurgia, as veias afetadas são retiradas da perna.
Esse procedimento não deixa uma cicatriz perceptível, pois uma grande seção de veia pode ser removida através de uma incisão minúscula. Válvulas com mal funcionamento nas veias perfurantes são atadas com um fio para fechá-las permanentemente. As pequenas veias restantes aumentam rapidamente de tamanho para assumir a função de coletar o sangue e canalizá-lo para as veias profundas.
Como alternativa à cirurgia tradicional, as varizes às vezes podem ser tratadas com injeções. Uma pequena quantidade de um composto químico esclerosante é injetada nas veias inchadas.
Isso faz com que as paredes se inflamem e colem, de forma que as veias param de transportar sangue. Esse tratamento geralmente é feito em ambulatório e envolve apenas duas ou três visitas ao médico, mas apresenta vários inconvenientes. A solução é bem cáustica e, se for acidentalmente injetada fora de uma veia, causará queimaduras e cicatrizes.
É improvável que a injeção tenha sucesso se as varizes estiverem localizadas na coxa. Portanto, muitos médicos recomendam em primeiro lugar a retirada das veias. Se, mais tarde, houver reincidência das varizes, elas geralmente poderão ser tratadas com injeções.
Após um ou outro tratamento, será necessário usar meias de sustentação ou bandagens elásticas por cerca de seis semanas. A pessoa deverá ainda caminhar o máximo possível e evitar ficar de pé ou sentada com as pernas para baixo.

                                   Cirurgia de Varizes

                                     O que são e como surgem as varizes?

   As varizes se constituem num dos problemas mais antigos do ser humano e calcula-se que                   20% dos adultos por volta dos 30 anos tem varizes.

Para o seu conhecimento a palavra Variz vem do latim: Varix que significa serpente.

                                                           Quem sofre mais com as varizes?
 
Em estudos constatou-se que no Brasil são mais de 20 milhões de pessoas com este problema. Dentre essas pessoas as mulheres são mais atingidas que os homens.

Isso ocorre devido a progesterona que é um hormônio feminino que colabora com a dilatação da veia. Outros fatores hormonais como a gestação, menstruação e menopausa parecem ter relação com a maior facilidade de dilatação das veias segundo a Sociedade Brasileira de Cirurgia Vascular (SBACV), alguns pesquisadores relataram que as terapias de reposição hormonal e anticoncepcionais aumentam o risco de varizes.

Outro fator que favorece as varizes é a presença hereditária aonde o problema já vem de dentro da família, consequentemente as varizes podem ser mais precoces e apresentam sintomas como: veias azuladas na perna, coceira, dores, câimbras, etc. Entenda que as varizes, são veias doentes, que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre.

Existem quantos tipos de varizes?
Existem basicamente três tipos de varizes 
Veias Tronculares, que são as grossas, saltadas e bem visíveis na pele.
Veias Reticulares, que são visíveis mas não salientes, possuem coloração azulada ou esverdeada.
Microvarizes: São pequenas ramificações avermelhadas, também chamadas de “vasinhos”.

Como surgem as varizes?
Acompanhe o exemplo abaixo para compreender o processo de formação das varizes:
Quando uma pessoa, seja homem ou mulher, fica muito tempo em pé ou sentada, o sangue vai para o pé com muita facilidade por ser impulsionado pelo coração e devido a gravidade. Mas o sangue precisa retornar ao coração para manter o fluxo sanguíneo para nutrir todo organismo. Se este processo falha, o sangue não sobe e a veia começa a ficar tortuosa.

Este problema pode ocorrer em homens e mulheres em duas situações:
Em pessoas que possuem veias com válvulas e paredes normais o sangue aguarda a melhor oportunidade subir, sem causar nenhuma alteração no processo de bombeamento nem desconforto. Agora em pessoas que as válvulas já estão doentes acontece uma inversão no caminho, o sangue não sobe e passa a ir de cima para baixo e da veia profunda para a superficial.
É exatamente esta inversão que provoca o aumento do volume sanguíneo dentro da veia ocorrendo o processo de dilatação e o aparecimento das varizes.

Posso ajudar o sangue a voltar para coração?
Sim. Na perna existe o chamado "coração periférico" que é a musculatura da panturrilhas  (batata da perna), este coração quando fortalecido funciona muito bem. 
Movimente o músculo da perna contraindo e relaxando a panturrilha. Torne um hábito subir e descer escadas, praticar esportes, caminhar e pedalar. Outra opção é deitar e deixar suas pernas inclinadas para cima durante algum tempo. Isso ajudará o fluxo sanguíneo. 
Salientando que isso não repara uma veia que já esta doente (varizes), não funciona como tratamento.
O paciente deve ser avaliado por um médico especialista antes de iniciar atividades físicas, desta forma previnem-se as complicações.

Quais os sintomas de varizes?
Na grande maioria das vezes a queixa principal é a estética, na posição de pé as veias ficam dilatadas, tortuosas e muito visíveis. Além disso, outros sinais e sintomas podem estar presentes:

• Dores nas pernas
• Presença de veias azuladas e muito visíveis abaixo da pele;
• Agrupamentos de finos vasos avermelhados;
• Queimação nas pernas e planta dos pés;
• Inchação, especialmente nos tornozelos ao final do dia;
• Coceira;
• Cansaço ou sensação de fadiga nas pernas;
• Sensação de peso nas pernas;
• Câimbras

Se você sente estes sintomas
Varizes de membros inferiores é uma doença crônica e necessita de acompanhamento médico permanente.
O ideal é que as varizes sejam tratadas o quanto antes.
Veja as complicação  e evoluções do quadro de varizes.

Quais os tratamentos de varizes?
Entre os tratamentos de varizes existentes destacam-se três técnicas básicas:

1) Cirurgia de Varizes Convencional
A cirurgia é feita com micro-agulhas que removem as varizes (veias doentes) e a recuperação dura em média 3 dias. Este método tem cobertura da maioria dos planos de saúde e a operação particular é mais acessível.

2) Cirurgia de Varizes a Laser
Indicada para o tratamento de veias como a Safena, com este método não é necessário remover as varizes (veias doentes) e o tempo de recuperação no pós-operatório é menor que o da cirurgia convencional.

3) Escleroterapia para Microvarizes e Vasinhos
O tratamento de escleroterapia é um tratamento sem cirurgia. O médico especialista avalia e identifica o calibre da veia e dependendo do caso pode se optar pelas aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Este método é mais utilizado em vasinhos e microvarizes.

O que são veias profundas, superficiais e comunicantes?
Quando uma pessoa é diagnosticada que tem varizes, isso quer dizer que ela possui um problema nas válvulas e nas paredes das veias que bombeiam o sangue de volta ao coração. Entre essas veias dos membros inferiores existem três tipos:

1) As veias superficiais são as veias que ficam sob a pele, na camada de gordura e que podem ser visíveis.
2) As veias profundas ficam no meio da musculatura da perna e não são tão visíveis. 
3) E as veias comunicantes, que ligam as veias superficiais e as profundas. 

Quando essas veias começam a dilatar e ficar tortuosas, tornam-se varizes (veias doentes) o que pode comprometer outras veias ligadas a ela.

Qual a função das veias?
Para entender a função das veias é preciso entender como funciona o fluxo sanguíneo.
No sistema de circulação o sangue é bombeado pelo coração para dentro das artérias que trabalham para levar o sangue para todas as partes do corpo, oxigenando e alimentando as células do nosso organismo. Assim o sangue chega até os membros inferiores (pernas e pés)  devendo retornar ao coração através das veias.
Por isso que as veias são tão importantes, elas levam o sangue de volta ao coração para que ele não fique parado nas pernas e ocasionem em varizes. Dentro de cada veia existem válvulas sincronizadas que bombeiam o sangue para cima. Este processo de orientação que leva o sangue para cima ocorre em etapas. O processo começa da veia superficial para a profunda, através da veia comunicante, e isso impede que o sangue faça o caminho errado, assim o sangue circula corretamente pelas veias, independente se a pessoa está na posição de pé ou sentada. Porém se este fluxo não funciona corretamente o sangue continua nas pernas dilatando os vasos gerando as varizes.

As varizes podem ser hereditárias?
Sim. Ao apresentar varizes existe grande probabilidade de hereditariedade.

As varizes podem voltar?
Não, a veia que foi retirada ou tratada não volta a adoecer. O que pode ocorrer é que se não houver um acompanhamento preventivo novas veias podem estar sensíveis ao ponto de ficarem doentes.

Os riscos avermelhados são varizes?
Não. Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações, de coloração avermelhada e estes casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético em seus portadores. Essas pequenas ramificações são chamadas de vaso ou micro-varizes 

                Escleroterapia ou Esclerose com Espuma

                                                Secagem de vasinhos - Varicoses

A Escleroterapia é um tratamento para remover os vasinhos e microvarizes (varicoses). Este tratamento não necessita de cirurgia e a recuperação é imediata.
O Dr. Fernando Soares Moreira recomenda este método desde que o paciente seja avaliado corretamente.


Algumas pessoas apresentam minúsculas ramificações (varicoses), de coloração avermelhada, conhecidas também como vasinhos. Esses casos costumam ser assintomáticos e provocam apenas desconforto estético. Esses pequenos “vasinhos” são de localização intradérmica, apresentando baixo risco a sua saúde.

Como é feita a escleroterapia?
O tratamento de escleroterapia é um tratamento sem cirurgia. Esses vasinhos são tratados com aplicações de medicamentos esclerosantes nas veias prejudicadas, fazendo com que ocorra um endurecimento e obstrução do fluxo sanguíneo. Com essa obstrução o sangue buscará veias mais saudáveis para que volte a fluir na região, sumindo com os vasinhos avermelhados, melhorando o aspecto estético.

Importante: A escleroterapia pode ser eficaz desde que os “vasinhos” não estejam conectados a veias varicosas. Caso haja varizes, estas devem ser tratadas cirurgicamente.

Qual o tempo de recuperação e os cuidados?
Após as sessões de escleroterapia pode-se ter vida normal. Porém é muito importante que a paciente siga as orientações de pós-tratamento do médico especialista.

Orientações: O médico irá lhe dizer quando você poderá retornar as atividades físicas, período sem tomar sol, uso de meias elásticas, cremes ou remédios se necessário.

Posso tomar banho de Sol após as sessões?
Não. O período sem tomar sol poderá variar de 2 a 7 dias dependendo da quantidade e calibre dos vasos tratados.

Será que também tenho varizes?
Existe uma tendência hereditária para que algumas pessoas apresentem varizes e além dessa tendência, alguns fatores podem desencadear o aparecimento ou piorar o quadro de varizes. Um dos principais é o sedentarismo e a gravidez. Porém após a gravidez as veias dilatadas podem voltar ao normal. A questão genética ou hereditária das varizes atinge homens e mulheres igualmente, porém existe uma proporção muito maior de mulheres com varizes do que homens, por causa do efeito do hormônio feminino em agravar o problema.

Será que tenho tendências? Quais os sintomas?
Para saber se você tem tendências a ter varizes veja se você tem alguns dos sintomas mais comuns como: dores nas pernas, câimbras, sensação de cansaço, coceira, queimação, entre outros.
Se você sente estes sintomas marque uma consulta com um especialista em varizes para que ele possa avaliar sua circulação sanguínea e orientar como deverá proceder para se prevenir de complicações futuras.

O que são as varizes?
As Varizes dos membros inferiores são veias doentes, que se tornam progressivamente dilatadas, alongadas e tortuosas dificultando a circulação sanguínea. Dependendo da fase em que se encontram, podem ser de pequeno, médio ou de grande calibre. Somente um médico especialista no assunto poderá lhe avaliar e analisar se sua circulação sanguínea esta prejudicada e se necessita de um tratamento.

Varizes

Os tipos de Varizes
Existem dois tipos de varizes : as chamadas primárias, que aparecem influenciadas pela tendência hereditária e as chamadas secundárias que aparecem por doenças adquiridas no decorrer da vida e são de tratamento mais difícil. As varizes primárias são as responsáveis pelas antiestéticas linhas vermelhas e azuis de diversos tamanhos na perna da mulher e também pelas varizes de maior calibre e são as mais freqüentes.
As varizes secundárias são chamadas erroneamente de "varizes internas". "Varizes internas" não existem. Mas, existem sim problemas sérios de doenças nas veias internas, que são as varizes secundárias, e estas varizes é que são muitas vezes popularmente chamadas de “varizes internas”.
Podemos também considerar as varizes, de uma maneira simplista, como leves ou graves. As “leves” são as que, embora sejam uma doença, não causam um problema de saúde imediato causando mais preocupações estéticas, e as “graves”, são as que causam sérios problemas, como sangramentos, úlceras ( feridas), eczema, infecções, vermelhidão, manchas, espessamento da pele, dor, flebite e mesmo a embolia de pulmão, felizmente raro em varizes primárias, mas que põe em risco até a vida do paciente. 

                             Os Tipos de Varizes segundo a Clínica Naturale

Existe uma classificação científica das varizes, chamada de CEAP, que é utilizada no mundo inteiro para as pesquisas científicas. Mas esta classificação é muito complexa, e não é utilizada na prática do atendimento de pacientes. Em pesquisas científicas, lideradas por médicos da Clínica Naturale, foi desenvolvida uma nova Classificação Clínica, conhecida como Classificação Estético Funcional, ou ”Classificação de Francischelli”, que divide os pacientes portadores de varizes em 4 Tipos ou Grupos. Cada um dos grupos tem características comuns que permitem escolher os melhores tratamentos.
                              

TIPO 1 – IVIPE: As varizes que são mais um problema estético. 

Chamamos de Tipo 1 ou IVIPE-Insuficiência Venosa de Importância Predominantemente Estética a presença de varizes pequenas que são as telangiectasias (vasinhos) e veias reticulares ( micro-varizes). As telangiectasias (vasinhos) são as pequenas veias da pele, da espessura de um fio de cabelo, avermelhadas ou um pouco maiores, azuladas, mas que estão na intimidade da pele. Apresentam vários formatos, desde pequenos riscos, até grandes arborizações. Podem estar presentes em todos os locais dos membros, atingindo, a coxa, a perna, o glúteo e em alguns casos até a região das costas. As veias reticulares ( micro-varizes), são maiores, e se apresentam como trajetos longos, azulados, e estão sob a pele, mas a ela intimamente relacionadas. Estas veias estão freqüentemente ligadas as telangiectasias, É muito freqüente a associação de telangiectasias da face lateral da coxa, com estas veias reticulares que se estendem para a região lateral do joelho e atinge até a perna. Apesar de ser um problema de saúde, uma doença, estas pequenas veias não causam riscos imediatos, sendo um problema que atinge mais a auto-estima do paciente. Portanto, geralmente o paciente procura o médico pela questão estética, por isso chamamos este tipo de IVIPE: "varizes de importância predominantemente estética". A IVIPE - são então as varizes pequenas, da pele como as telangiectasias (vasinhos) e sob a pele como as veias reticulares (microvarizes). Embora não seja um problema de saúde no curto prazo, ainda é uma doença a longo prazo, porque alguns raros problemas podem acontecer, como sangramentos.
Tipo 2-IVIFE: As varizes que são tanto um problema de saúde (funcional) como um problema de aparência (estético) 

Chamamos de T/po 2 ou IVIFE - Insuficiência Venosa Funcional e Estética a presença de veias de médio e grande calibre. Já é uma doença que envolve alguns riscos e problemas para o paciente, e por isso deve ser tratada, entretanto, pode estar presente também a preocupação estética. Neste caso os dois problemas devem ser considerados, a doença (funcional) e a estética. A IVIFE - Insuficiência Venosa Funcional e Estética, acontece quando o paciente que apresenta a doença varizes, que necessita tratamento para evitar complicações, também está preocupado com a aparência.
É importante reconhecer estas duas condições: a doença (funcional) e a aparência ( a estética), porque durante o tratamento o médico deve corrigir a doença, mas também utilizar técnicas estéticas para que atenda o desejo de melhor aparência das pernas do paciente. De nada adiantaria um espetacular tratamento médico, mas que deixa as marcas de cicatrizes enormes, e também não é interessante, cuidar da estética e deixar de resolver a doença. Um perfeito equilíbrio entre os dois fatores é desejável no tratamento. Este tipo de varizes é muito freqüente, e são utilizadas em seu tratamento as técnicas estéticas e funcionais, para que a doença seja corrigida e ao mesmo tempo um resultado estético seja também obtido. Por esta característica dupla, este tipo de condição necessita uma atenção própria por parte do médico, e assim é classificada em um grupo a parte. 
Tipo- 3 IVFA : As Varizes que são um problema de saúde (funcional) sem que o paciente tenha preocupações estéticas e que ainda não apresentaram complicações
Chamamos de Tipo 3 ou IVFA - Insuficiência Venosa Funcional Assintomática, todas as situações onde se apresentem varizes, sem que a questão estética esteja envolvida. Neste caso a doença (funcional) está presente, sem que o paciente esteja preocupado com a aparência (estética). Em alguns casos as varizes podem atingir grandes dimensões antes de apresentar complicações. O tratamento, neste caso é voltado mais para as questões funcionais da doença venosa, embora os cuidados com manchas e cicatrizes sempre sejam tomados pelos médicos mais cuidadosos. 
.Tipo – 4 IVFS: As varizes que são um problema de saúde (funcional) e que já apresentam complicações. 
Chamamos de Tipo 4 ou IVFS - Insuficiência Venosa Funcional Sintomática, todas as situações onde se apresentem varizes, sem que a questão estética esteja envolvida, e já aconteceram complicações. As complicações mais freqüentes são as Tromboflebites, as Úlceras de perna, as Hiperpigmentações, o Eczema Venoso, as Hemorragias, a Fibrose, a Dermatite Ocre, as Infecções e o quadro de Dor, e a temível, Embolia de Pulmão. Neste caso a doença (funcional) está presente, sem que o paciente esteja preocupado com a aparência (estética) . Geralmente são pacientes onde o problema está presente há longo tempo, sem tratamento, e que já apresentam complicações. Neste caso, o médico deve se concentrar mais na questão da doença, que é muito grave podendo causar sérias restrições para o paciente.
Os diversos tipos seguem um grau de evolução, não significando que um grau necessariamente passará ao outro. As varizes sempre pioram, mas cada paciente terá sua história, e não significa, embora seja possível, que o tipo 1 vá virar tipo 4. A doença é crônica e sempre deve ser acompanhada por seu cirurgião vascular de confiança que saberá escolher as melhores alternativas de tratamento,

Os Tipos de varizes segundo a Classificação Estético Funcional de Francischelli e os tratamentos mais utilizados
Tipo 1 - Microvarizes e Telangiectasias  (17kb)
Tipo-1
Tipo 2 - Varizes que são tanto um problema estético como uma doença  (15kb)
Tipo-2
Tipo 3 - Varizes que são uma doença sem que haja preocupação estética (23kb)
Tipo-3
Tipo 4- Varizes com complicações (19kb)
Tipo-4
Os tipos de Varizes
Clique para aumentar



PARA MAIS INFORMAÇÃO PROCURE UM VASCULAR MEDICO INDICADO PARA VARIZES 
                                

                                                                                BEIJINHOS ANJA LUZZZZZ

Nenhum comentário:

Postar um comentário