segunda-feira, 16 de abril de 2012

cuidados com os cabelos



                                                                     Cuidados para garantir um cabelo saudável e bonito
Neste artigo:
"Quem nunca escutou a expressão "o cabelo é a moldura do rosto" ? A verdade é que os cabelos têm um papel fundamental na composição da nossa aparência. E ter cabelos bonitos e saudáveis não ocorre ao acaso, é preciso ter cuidados diários para tratar e, principalmente, prevenir os danos aos cabelos."
Para ter cabelos saudáveis e bonitos são necessários cuidados tão importantes como os cuidados com a sua pele. A melhor maneira de prevenir e reparar as agressões aos cabelos é entender como ocorrem os danos.
Os danos aos cabelos resultam de traumas mecânicos e químicos que alteram as estruturas físicas do cabelo. O cabelo tem três camadas básicas, a cutícula, o córtex e a medula. A cutícula é camada mais externa da escala de proteção. É a principal estrutura do cabelo e é responsável pela força, brilho, textura, maciez e maleabilidade dos fios. Existe também uma camada de sebo, uma substância oleosa secretada pelos folículos capilares, que recobre a cutícula e adiciona brilho e maleabilidade ao cabelo. O córtex fornece força ao eixo do cabelo, e determina a cor e a textura. A medula é a camada mais interna do cabelo onde são determinados o corpo e a força do cabelo.
A cutícula pode ser lesada por meios químicos ou mecânicos, como descoloração ou secadores de cabelos. Os fatores ambientais, como exposição à luz solar, poluição, vento, água do mar ou de piscina também podem causar danos. Quando a cutícula é agredida por esses fatores, a proteção é diminuída e as outras camadas do cabelo são expostas. Em alguns casos, até mesmo a camada mais interna, a medula, é exposta e pode sofrer danos.
Há quatro fatores que são muito importantes para um cabelo saudável: brilho, eletricidade estática, força e exposição solar.
Brilho
Cabelo brilhante sempre foi comparado com cabelo saudável, mesmo que a saúde de um folículo capilar não possa ser determinada devido a sua localização dentro do couro cabeludo. Esse brilho é devido à luz refletida por uma superfície lisa. Se as cutículas estão abertas, em conseqüência das agressões citadas acima, os fios não retêm água nem proteínas e a superfície do fio de cabelo fica porosa, não refletindo a luz.
Condicionadores contento agentes que formam uma película sobre o fio podem aumentar o brilho dos cabelos e ajudar as camadas de cutículas a cobrirem o eixo dos cabelos dando uma aparência mais lisa ao cabelo.
Eletricidade estática
Pentear ou escovar o cabelo faz com que os fios se tornem carregados negativamente, criando eletricidade estática e deixando os fios arrepiados. Cabelos finos são mais suscetíveis à eletricidade estática que os cabelos mais grossos devido à maior área de superfície da cutícula. Os condicionadores que contêm amônia quaternária podem reduzir a eletricidade estática por produzirem uma carga positiva nos fios, neutralizando a eletricidade estática.
Força
Condicionadores com ingredientes como proteínas hidrolisadas ou keratina capilar humana hidrolisada, que possuem um baixo peso molecular, ajudam a aumentar a força dos cabelos. Elas penetram facilmente nos fios, nutrindo-os.
Estas proteínas também podem ser usadas para as "pontas duplas". As "pontas duplas" ocorrem depois que a cutícula protetora foi desnudada das fibras do cabelo em conseqüência de substância química ou trauma físico, mas também pode ser um resultado de escovação vigorosa. Enquanto não há nenhum meio de reverter as "pontas duplas", aparar as pontas a cada 2 ou 3 meses e tratamentos de condicionamento profundo ajudam a manter os fios flexíveis e com boa aparência.
Exposição solar
A exposição aos raios UV pode induzir a oxidação das moléculas de enxofre dentro do eixo capilar, que são importantes para a força dos cabelos. Quando ocorre essa oxidação, os cabelos de tornam quebradiços, ressecados e ásperos.
Os cabelos descoloridos ou com luzes podem também apresentar pequenas mudanças de cor quando expostos aos raios UV. O cabelo loiro pode desenvolver um "fotodescoloramento", deixando-os amarelados. Até mesmo os cabelos castanhos podem mudar de cor, tendem a desenvolver uma coloração avermelhada devido à oxidação dos pigmentos de melanina.
Para proteger seus cabelos dos danos causados pelos raios solares, procure usar condicionadores "leave-in" que contenham óxido nítrico. Outra proteção são os bonés e chapéus feitos de materiais sólidos.
  • Use sempre xampu e condicionador adequado ao seu tipo de cabelo: oleoso, normal, seco, misto, colorido....
  • Não use xampu demais nem o coloque diretamente sobre a cabeça. Espalhe-o nas mãos e só depois esfregue-o nos fios e no couro cabeludo, com a ponta dos dedos (nunca com as unhas). O excesso do produto pode provocar irritação, enfraquecimento da raiz, descamação e até queda.
  • Enxágüe bem os cabelos para retirar o excesso de xampus e condicionadores e use um xampu anti-resíduos uma vez por semana. O produto elimina impurezas e os resíduos de produtos cosméticos que se depositam nos fios, roubando o brilho.
  • Nunca tome banho de água quente, pois ela abre as cutículas do fio. Prefira água morna ou fria. Se puder, dê a última enxaguada com água fria. A água fria ajuda a fechar as cutículas e devolve o brilho dos cabelos.
  • Depois de lavar os cabelos, utilize um produto leave-in que intensifica o tratamento dos produtos hidratantes.
  • Antes de usar o secador retirar o excesso de água com uma toalha, apenas espremendo os fios. Depois trabalhe com o secador a uns 15 centímetros dos fios, em temperatura mínima ou média. Produtos específicos para proteger o cabelo do calor também ajudam evitar que os fios fiquem quebradiços.
  • Evite ar condicionado, pois deixa o cabelo ressecado e, conseqüentemente, mais frágil, retirando o brilho natural. Para formar uma barreira de proteção aos fios, aplique algumas gotinhas de silicone que ajuda também a selar as pontas duplas.
  • Evite passar as mãos nos cabelos constantemente, principalmente nos oleosos.
  • A alimentação é um fator muito importante para manter a beleza dos fios. Procure comer alimentos protéicos - como carnes, leite e ovos - e os ricos em vitaminas do complexo B (presentes em cereais integrais, peixes, frutos do mar e vegetais folhosos), pois eles ajudam a nutrir o couro cabeludo.
  • Proteja os cabelos do sol. Use chapéu e mantenha-os hidratados.
Bárbara Borges
Foto: Juliana Coutinho

Dicas de hidratação

Se o seu cabelo está espigado e sem vida é porque perdeu água, o elemento que dá maciez aos fios. Solução? Máscaras de hidratação, que repõem os nutrientes rapidinho. Mas se seu cabelo está lindo e você quer apenas protegê-lo, use cremes de pentear.

A atriz Bárbara Borges (foto), por exemplo, não se descuida. "Uso cremes para repor água, queratina, proteína. Pode ser em casa mesmo", afirma a Elvira de Bela, a Feia. "Há produtos que tratam os fios em 10 minutos. São ótimos e baratos", diz o cabeleireiro Marco Antonio de Biaggi, do MG Hair Design.



CREME E MÁSCARA CASEIRA PARA OS CABELOS....

Receita caseira para cabelos quebradiços e ressecados
Colher (café) de óleo de rícino
1 Ampola de vitamina A
1 Gema de ovo
Bater todos os ingredientes no liquidificador até virar um creme.
Aplicar com pente de cerdas longas,
Deixe agir nos cabelos....DEPOIS É SÓ LAVAR.....


Máscara para dar brilho aos cabelos
Bata no liquidificador 1 maçã sem sementes e 1/2 copo de água.
Passe nos cabelos, massageando o couro cabeludo.
Deixe agir por 30 minutos e enxágüe em seguida


Tratamento caseiro para cabelos com ponta quebradiça
Ingredientes
1 colher (sopa) de iogurte natural
1 clara batida em neve
1 ampola de Arovit (vitamina A – se compra em farmácia)
Preparo e uso
Misture bem todos os ingredientes.
Aplique somente nas pontas dos cabelos (não passe no couro cabeludo)
Deixe agir por 20 minutos.
Em seguida lave normalmente.

Truque para ter um cabelo tratado e bonito
Ingredientes:
- xampu adequado ao seu tipo de cabelo (pode ser de qualquer marca)
- Arovit ( compra-se em farmácia, tem que ser em gotas )
- confrei
- babosa (miolo da folha de babosa)
- água mineral ou filtrada

Se for um vidro de xampu de 500 ml, divida-o em 3 partes iguais, colocando-as em vidros vazios de shampoo.

Para cada parte de xampu bata no liquidificador :
4 folhas grandes de confrei
4 colheres ( sopa ) do mucilo da babosa (miolo da folha de babosa)
água mineral ou filtrada, suficiente para completar o pote de shampoo.

Coe tudo e junte a parte de shampoo reservada.
Pingue de 10 a 18 gotas de Arovit.
Misture bem e deixe agir de um dia para o outro.
Use normalmente como qualquer outro shampoo, agitando bem antes de usar.
Faça o mesmo com as outras partes reservadas de xampu.

Para clarear os cabelos
Ferva a casca de 6 cebolas em 1 litro de água por 15 minutos.
Deixe esfriar. Coe e acrescente 4 colheres de sopa de vinagre.
Após lavar os cabelos, aplique o chá de casca de cebola e deixe secar naturalmente.
Máscara Hidratante para Cabelos Crespos com Tintura
1 caixa de morangos bem lavados
1 colher (sopa) de iogurte natural
2 colheres (sopa) de fécula batata
1 ampola de vitamina A
Bata o morango no liquidificador e peneire,
misture a fécula com o iogurte até dissolver e,
em seguida, acrescente a vitamina A e o morango.
Divida os cabelos em mechas e aplique a mistura em cada uma delas.
Deixe agir por 25 minutos e enxágüe com água fria ou morna.

Remédio caseiro para caspa
A caspa são pequenas escamas que desprendem do couro cabeludo, de cor esbranquiçada, normalmente secas.
A limpeza das impurezas do sangue é parte importante do tratamento da caspa. A carqueja tem efeitos positivos sobre esta purificação.
O aparecimento da caspa pode ter causas variadas mas fundamentalmente a presença de impurezas no sangue, decorrente de problemas digestivos, hepáticos ou a simples mas muito comum prisão de ventre.
Faça um sumo a partir das folhas da couve e aplique no couro cabeludo diáriamente e ao mesmo tempo beba 1 litro de chá de carqueja é uma grande adjuvante no tratamento tópico da caspa.
Por uma semana.
cabelos lisos Creme para Hidratar o Cabelo   Creme Caseiro
Durante todo o ano, seu cabelo sofre diversas agressões, mas é no verão que a situação piora, afinal os fios ficam mais expostos ao sol, piscina, ao mar, as lavagens freqüentes, ao ar-condicionado, etc. Se não ficar atenta as conseqüências podem ser desastrosas.
Nos sol, por exemplo, os riscos são de os raios ultravioletas degenerarem, proteína que forma o fio, e as cutículas , escamas que agem como película protetora. Durante a exposição ao sol acontece, também, uma reação química que altera a melanina, o pigmento que define a cor, isso pode acarretar em um profundo ressecamento e mudanças de tom.
No mar, ele sofre um ressecamento, mas devido a água do mar absorve a água do couro cabeludo e do fio.
O cloro da piscina também penetra no fio, alterando quimicamente sua estrutura e tornando-o quebradiço, isso ocorro por causa das reações químicas provocadas pelas substâncias usadas no tratamento da água.

Confira algumas receitas de Cremes para Hidratação caseiros:

Creme de mamão
(Para todos os tipos de cabelo)
•1 mamão papaia
• 200 ml de água mineral
Em um liquidificador, bata a polpa do mamão com a água e aplique no cabelo limpo. Deixe agir por 20 minutos e depois lave com água morna.
Creme de Amêndoas
(Para cabelos ressecados)
• 1 colher (sopa) de óleo de amêndoas
• 1 abacate pequeno
Também em um liquidificador, bata o óleo e o abacate e espalhe nos cabelos úmidos e limpos. Enrole o cabelo no papel alumínio e deixe agir por 30 minutos, depois enxágüe bem na água corrente.
Creme de Manga
(Para cabelos Danificados)
• 1 manga
• 1 clara de ovo
Misture a manga com a clara no liquidificador e aplique nos cabelos após lavá-los. Deixe agir por 20 minutos e enxágüe com água morna.
Creme de Queratina
(Para cabelos danificados)
• 1 abacate
• 1 colher (sopa) de mel
• 1 ampola de queratina
Bata todos os ingredientes no liquidificador e aplique nos fios depois de serem lavados com xampu. Deixe agir por 20 minutos. Retire com água morna e para dar brilho, dê um último enxágüe com 1 colher (chá) de vinagre de maça diluída em 1 litro de água.
Agora é só escolher qual a receita mais adequada para tratar do seu tipo de cabelo.




Nenhum comentário:

Postar um comentário