quinta-feira, 29 de março de 2012

COMO A VIDA É, E O RUMO QUE ELA TOMA SÓ DEPENDE DE VOCÊ.........


                                             O que falar para os filhos na infância
   Muitos pais não sabem como lidar em certos assuntos com seus filhos o que posteriormente acaba tendo grandes consequências, essas causas que poderiam ser evitadas com apenas o ato de conversar com os filhos e desde cedo ensinar as coisas da vida, mostrar o certo e o errado.
Ensinar e ver a vida não só como um mar de rosas, mas como também o outro lado que se não tomar cuidados pode sofrer e muito. As crianças são os principais alvos dos que procuram  abusá-las e por isso que é fundamental começar a falar de vários assuntos inclusive sobre o sexo.
O sexo na verdade é um ato que o casal realiza devido ao amor e para procriar. E tem também o prazer que é um presente de Deus para o casal. Com essas finalidades é preciso que a criança saiba de onde veio, o porquê e que algum dia acontecerá o mesmo com ela, mas que irá demorar, sendo que o sexo não pode ser visto como uma vergonha, pois essa vergonha que reside nas crianças e nos adolescente eles não terão conhecimento nenhum e farão coisas erradas pelo simples fato que não sabia e que tinham vergonha de perguntar ou quando alguém tocava no assunto não dava à mínima, por vergonha.
Deve-se ir explicando aos poucos e a criança estar informado de quando algum estranho quiser conversar, levar em algum lugar deverá ficar longe e procurar  algum conhecido, e ao passar o tempo a criança vai crescendo e fica adolescente já tem que ter uma noção e após alguns anos ela saberá o que é sexo, como é praticado, a hora certa que irá fazer e com a pessoa certa, para que uma criança não tenha que cuidar de outra criança é fundamental o diálogo entre pais e filhos sem xingar, sem brigar apenas conversar e explicar. 
pois dessas crianças que vc vai estruir para o mundo que serão os adolescentes do futuro
                 
                                               O que é ser adolescente
Essa é realmente uma etapa maravilhosa na vida, que muitos insistem em chamar de “aborrecência”, pois é nessa idade que muitos se desviam para o caminho errado. Principalmente por cauda das companhias, e às vezes demora muito tempo para aprender que o sol queima se você ficar exposto por muito tempo.

Precisamos ter muita força de vontade, muita garra para andar no caminho do bem, pois no mundo onde vivemos, o que sempre aparece no nosso caminho é a violência, as drogas, a prostituição, etc. Porém devemos deixar prevalecer no nosso caminho, coisas boas que pouco nos são ofertadas, para termos um futuro bom, e uma grande carreira.

Para isso os adolescentes precisam ter muita responsabilidade, precisam saber muito bem o querem fazer, ter muita estrutura, pois se você não sabe onde está indo, qualquer lugar serve!

                             

                                           Primeira Menstruação

Antes da primeira menstruação aparecem os sinais da puberdade, como o crescimento das mamas e dos pelos, cerca de dois anos antes, denominada menarca. Geralmente, a menarca ocorre entre os 9 e 16 anos de idade, variando de acordo com a alimentação, carga genética e obesidade.
A primeira menstruação marca o início reprodutivo da mulher, sendo que algumas garotas tem um atraso e para isso, não é necessário encaminhá-la a um médico. Neste e em outros momentos, os pais tem um papel muito importante, pois a menininha está deixando de ser a “filhinha do papai” para se tornar uma adolescente e consequentemente.
Não fique tão ansiosa esperando este momento ocorrer tudo vem a seu tempo, mesmo que várias de suas amigas já tenham passado por isso é importante você saber que o seu momento não é o mesmo que o delas. Então continue levando sua vida numa boa buscando conhecimento sobre outras áreas, quando sua menstruação vier aí sim passe a se preocupar com ela, do contrário serão apenas dores de cabeça para seu dia a dia.

                                 Como lidar com o primeiro amor de seu filho
A partir de uma certa idade a paixão surge e não há como controlar. Sim, os jovens se apaixonam, amam e é eterno, mas há algumas coisas que precisam ser consideradas com seriedade para que eles não tenham problemas na vida pessoal e em seu desempenho e desenvolvimento. Cabe aos pais ajudar os filhos a separar as coisas, mas como fazer isso quando se trata de adolescentes? Algumas dicas podem ser de ajuda para que você saiba como lidar com essa nova fase a ajudar seu filho.
Distração. A paixão faz com que o adolescente fique distraído, deixando de dar por vezes a devida e merecida atenção a outros aspectos também importantes de sua vida, como por exemplo os estudos. O desempenho escolar pode cair e isso certamente não será bom para ele. O que fazer nesse caso? O que faz a diferença é a orientação sem pegar no pé. Cobrar é uma coisa, ficar em cima é outra. Dialogo e respeito são essenciais, por isso converse com seu filho e deixa claro para ele o prejuízo que ele pode ter se continuar menosprezando os estudos.

Sexo. Orientar os filhos sobre a segurança que devem ter no ato sexual sem invadir sua privacidade é uma coisa muito importante. No caso dos meninos deve-se orientar dizendo o quanto o PRESERVATIVO é necessário, e no caso das meninas levar a uma ginecologista para que ela esclareça suas maiores duvidas é essencial.
Lidar com o fora. Pode ser que não dê certo o relacionamento do filho, e ele certamente precisará de ajuda. Não adianta dizer que isso passa, pois isso só o deixará mais angustiado podendo até mesmo pegar raiva de você. O mais adequado a se fazer é contar a própria história e passar a segurança para ele de que ele não está sozinho e que você o ajudará a superar esse momento difícil.
A paixão faz parte da vida de todo mundo, e saber levar um adolescente quando ele se apaixona é a melhor maneira de manter um bom relacionamento com ele e ganhar a sua confiança. Pense nisso e PROCURE sempre orientar e apoiar seu filho, é o melhor que pode fazer por ele e por você.

       

                            Gravidez na adolescência o que fazer


GRAVIDES  na adolescência tem se tornado cada vez mais comum em nossa sociedade, algumas tem entre 13/15 anos, idade em que há 10 anos atrás ainda se brincava de boneca. Gravidez precoce envolve muito mais do que apenas mudanças físicas, mas também sociais e emocionais.
Jovens que ainda mal sabem o que é ser adolescente têm de amadurecer antes do tempo, querendo ou não, afinal criar um bebê não é como brincar de boneca e essas jovens não estão preparadas para assumir tamanha RESPONSABILIDADE , muito menos os meninos que não fazem idéia do que é ser pai, e muitos abandonam o relacionamento sem nem se quer pensar duas vezes, fazendo com que o número de mães solteiras cresça cada vez mais.
Mesmo com tanta informação disponível sobre sexo e métodos contraceptivos, ainda falta a ajuda dos pais, que muitas vezes têm vergonha para abordar o assunto, ou tentam impedir que o FILHOS  e/ou filha tenha relações sexuais, o que leva os jovens a fazerem do mesmo jeito e de madeira imprudente, sem pensar nas conseqüências. 
                                                           

Nenhum comentário:

Postar um comentário